Pesquisar este blog

Carregando...

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Trocando Idéias: Fantasia de Carnaval - CHAPEUZINHO VERMELHO

Olá genteee!

Foi ontem (11/fev/2012) o baile de carnaval "Enquanto Isso na Sala de Justiça" e eu estava toda ansiosa por esse dia, louca para usar minha fantasia que foi de... CHAPEUZINHO VERMELHO.

Me inspirei pra usar essa fantasia depois que comprei o livro "A Menina do Capuz Vermelho e Outras Histórias de dar Medo, de Angela Carter – 2011" onde li que esse conto, em sua versão original, que é bem mais de horror do que infantil, adoreiiiii!!!

Vejam o que eu aprendi sobre a Chapeuzinho na Revista Mundo Estranho - nº 98, abril 2010:

Vermelho cor de sangue

A tonalidade mais chamativa na roupa da doce Chapeuzinho combinam com uma história cheia de violência, canibalismo e insinuasões sensuais.

Era uma vez...
A maioria dos contos de fadas, como Chapeuzinho Vermelho, surgiu por volta de Idade Média na Europa, onde eram narrados para toda a família. "A fome e a mortalidade infantil serviam de inspiração" diz a especialista em histórias infantis Mariana Warner, da Universidade de Essex, na Inglaterra.


• Comida da vó
Numa versão francesa da história, após interrogar Chapeuzinho na floresta e pegar um atalho para a casa da vó, o lobo mata e esquarteja a velhinha sem dó. A coisa piora quando o vilão, já fingindo ser a vóvó, oferece a carne e o sangue da vítima, como se fosse vinho, para matar a fome da netinha – que come e bebe com gosto!
• Tira, tira...
Após encher o bucho e praticar canibalismo sem saber, Chapeuzinho ainda tira a roupa e joga no fogo a pedido do lobão! O clima porém, não é nada infantil, com a garota perguntando o que fazer com a roupa cada peça tirada. O lobo só tinha uma resposta: "Jogue no fogo minha criança. Você não vaimais precisar disso..."
• Sedução infantil
Ao se deitar ao lado do lobo, já totalmente nua, Chapeuzinho começa a reparar o físico do vilão, como se desconfiasse de algo. Admirada a menina começa a exclamar: "como você é peluda vovó", "que ombros largos você tem" e "que bocão você tem", entre outros elogios à anatomia do bichão...

FINAL
Há 3:
1. Final feliz: Ao fim da versão francesa, Chapeuzinho, sentindo-se ameaçada, pede para sair para fazer suas necessidades fora de casa. O lobo, nojentão, insiste para que ela faça xixi na cama – urg! –, mas acaba deixando a menina sair. Esperta, Chapeuzinho aproveita o vacilo do vilão e escapa;
2. Final sangrento: O francês Charles Perraut foi o primeiro a pôr muitos contos de fadas no papel, no século XXVII. Ele tornou o final da história mais sangrento – com o lobo jantando a mocinha – e introduz a famosa moral da história dizendo que "crianças não devem falar com estranhos para não virar comida de lobo";
3. Final amenizado: No século XIX, os irmãos alemães Jacob e Wilhelm Grimm – famosos compiladores de contos que até então só eram transmitidos oralmente –, inventaram a figura do caçador. No fim da história ele aparece e salva a pele de Chapeuzinho e da vovó, abrindo a barriga do lodo com um tesourão.

Do mal heim?

Depois de ler essas coisas achei que Chapeuzinho Dark seria a perfeita fantasia de Halloween – usando vestido todo preto, capuz vermelho e uma make com rosto bem pálido –, mas o carnaval não é night como o Halloween, então, deixei a Chapeuzinho na versão boazinha mesmo rsrsrs

Seguem as fotos:


É isso gente! Espero que tenham gostado! Beijos!


14 comentários:

  1. Tem um premio te esperando no meu blog, é meu jeito de agradecer as pessoas que deixam toda sua simpatia em cada comentário.

    http://esmaltesycia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owww Obrigadinha pelo selinho!
      Já estou preparando post!
      Beijos!!!

      Excluir
  2. que fofa a fantasia
    adorei o blog já estou seguindo
    conheça o meu tb :)

    beijos
    adoletas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ficou fofa a fantasia, e a make bem lindinha! ^^

    Beeeijo
    www.clubedadeinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. adorei a fantasia^^

    Bjos

    http://www.sombraeblushmakeup.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua fantasia, ficou massa!
    Você tbm é de Recife, é??
    Gata, adorei seu blog e já virei seguidora.
    Queria te convidar pra conhecer o meu e me seguir se gostar.

    Xerinhos!! =*
    fico esperando sua visita!!
    http://osegredodasunhas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou de Recife sim!
      Obrigada por seguir.
      Já passei lah no seu tb!
      Beijos!

      Excluir
  6. arrasou na fantasia, gata!
    é de Recife também? vou seguir aqui *-*

    beeeijos,
    http://heeymaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos de Recifeeeeee! rsrsrsr
      Obrigada por seguir já vou lá no seu tb!
      Beijos!

      Excluir
  7. Oii! Obrigado pela visita. Já estou te seguindo.
    Adorei seu blog. Apareça sempre.
    Beijos
    http://luxodeconfete.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadinha por vir aqui tb!
      Estarei lá sim.
      Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...