segunda-feira, 13 de maio de 2013

Fotografia em Preto e Branco

Toda foto pode ficar interessante em preto e branco? A resposta 'não' é um pouco óbvia. Mas então quando é que uma foto fica boa em preto e branco? A falta de cor causa impacto, confere mistério e drama à algumas cenas, é que, quando retiramos o elemento "cor" da fotografia, resta deixar a atenção da imagem voltada principalmente para os formatos dos objetos registrados pelas lentes da câmera. Em outras palavras, desaturar a imagem faz chamar atenção para:

• Formas ► quando não se tem mais cores para chamar atenção à composição fotográfica, ficam muito mais óbvios os relevos e formas que os objetos deixam;

• Sombras ► a incidência da luz e as sombras que ela deixa nos relevos dos objetos que se fotografa, fica muito mais em evidência quando a fotografia é em preto e branco.

Ou seja, nem todo tema funciona bem em preto e branco, nem toda fotografia "combina" com o "efeito preto e branco", pois em algumas imagens, o colorido é essencial. Portanto, saber qual foto nasceu para ser em preto e branco, depende muito de um olhar fotográfico que só se adquire mesmo com prática, observação e estudo. Então experimente! Vá em busca de formas e sombras! Pode ser que no começo não sejam muito bons os resultados e isso é perfeitamente normal, mas essa sensibilidade, esse "olho" só se adquire com a prática, com o tempo, não tem outro jeito.

Na hora de fotografar em preto e branco, vale a pena ficar atento a alguns conselhos, como, por exemplo: 

• Prefira fotografar em cores, e aplicar o preto e branco na pós-produção ► Mesmo que a câmera já tenha pré-definição para se fotografar em preto e branco, aconselha-se que não a use. É que quando você fotografa primeiro em cores, preserva os mínimos detalhes de tons mais claros e mais escuros, assim uma posterior "escala de cinza" adicionada com um programa de edição fica mais interessante quando a imagem original detém essas informações de cor;

• Fotografe com o menor ISO/ASA possível ► pelo mesmo motivo de antes, já que, quanto mais baixo o ISO/ASA você conseguir manter na imagem (sem comprometê-la, é claro), mais "informação de cor" ela terá, e esta informação é importante para que se preserve o máximo de semi-tons possíveis quando a foto for convertida para escala de cinza. NO ENTANTO, essa questão é bem relativa! Se você achar que vai ficar interssante para o resultado final da sua foto, que ela tenha um pouco de ruído, pode explorar o ISO alto sem problemas, ou então você ainda pode adicionar um efeito de ruído na pós-produção.

Visite: flickr.com/photos/10983882@N07/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...