domingo, 19 de maio de 2013

Fotografia: Light Painting

Traduzindo ao pé da letra para o português, o termo quer dizer "pintando com luz", trata-se de um efeito produzido pelo rastro da luz que á captado pelo obturador lento da câmera fotográfica. Dito de outro modo, consiste em "brincar" de fazer "desenhos" com a luz, deixando o obturador da câmera em baixa velocidade para que seja possível captar, na fotografia, o movimento que a luz faz. A técnica é relativamente simples, o diferencial está na criatividade de quem a aplica.

Para fazer sozinho fotos usando Light Painting, você deve:

1º) colocar a câmera numa base fixa (um tripé ajuda muito!);
2º) acionar o temporizador em 10 segundos;
3º) ajustar a velocidade do obturador da câmera como você preferir, desde que seja lento o bastante para captar a movimentação que sua luz vai fazer.

É importante dizer que para conseguir fazer esses desenhos com a luz, o ambiente onde você for fotografar deve ser bem escuro.
Tempo de exposição: 1 s; Velocidade ISO: ISO-160; Escala de número f: f/3.1.
Tempo de exposição: 3 s; Velocidade ISO: ISO-80; Escala de número f: f/7.1.

Tempo de exposição: 1 s; Velocidade ISO: ISO-320; Escala de número f: f/3.1.
Fica lindo o resultado desta técnica quando aplicada para fotografar os brinquedos de uma parque de diversão à noite. Como, por exemplo nesta fotografia de Thomas Eppolito (para fazer parecidas, eu sugiro usar o tempo de exposição de 6 segundos):

Around We Spin by Thomas Eppolito
Spin by Thomas Eppolito
O rastro deixado pela luz pode ser aleatório ou propositado para formar desenhos (como corações, palavras ou outras coisas mais difíceis), é uma questão de deixar a criatividade fluir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário