segunda-feira, 15 de julho de 2013

"Composição Fotográfica" para fazer sua fotografia se destacar na multidão!

Pode-se dizer que a Composição é a parte mais importante na arte da Fotografia! É a composição que vai diferenciar uma "foto" de uma "fotografia". Esse elemento é o que demonstra que fotografia é mais do que velocidade, abertura, ISO e objetivas, tanto que chega a ser seguro dizer que a composição não depende quase nada do seu equipamento, depende mais do "olho fotográfico" de cada um. Mas o que é "composição fotográfica" afinal? 

Todo tempo que dedicamos nos esforçando para decidir a velocidade e o ISO a ser usando, tem como fim organizar os elementos visuais dentro do enquadramento para "compor" a fotografia, portanto, composição fotográfica pode ser definida como a seleção de como devem, e quais elementos devem entrar no campo fotográfico. Por isso, para que se criar uma boa fotografia é preciso ter paciência e fazer um planejamento cuidadoso.

Algumas situações são boas composições por si só, mas quando não é este o caso, pode-se "criar" uma fotografia legal. Assim, uma fotografia bem composta depende, no final das contas, da criatividade de quem fotografa. A partir da observação de alguns pontos, pode-se conseguir uma fotografia bonita e bem composta, segue, portanto algumas dicas para se conseguir uma boa composição fotográfica.

• Ângulo  Escolher um ângulo criativo pode fazer sua fotografia se destacar na multidão. Ângulo na altura do olho já é muito utilizado, vale a pena, pois, apostar em outros. Mostrar uma imagem por um ângulo novo pode fazer toda a diferença entre uma foto "sem sal" e uma fotografia atraente. Por isso que, para conseguir um ângulo menos conservador, se você tiver que se jogar no chão, subir em cadeiras, em árvores, se retorcer como um bobo, faça sem receio! Pode ser que o resultado seja estranho e você não goste, mas também pode ser que resulte numa fotografia linda. Só dá para saber se tentar.

• Fundo 
 Escolha um fundo suave para dar maior atenção visual ao centro de interesse da fotografia. Chegar mais perto, evitar assuntos não-relacionados com o assunto principal ou mesmo apostar no bokeh (fundo borrado/embaçado), são boas formas de compor uma foto com destaque ao assunto dela.

• Enquadramento [a "regra dos terços"]  Observar o enquadramento pode melhorar muito a composição, e observar a "regra dos terços", pode ser de grande ajuda nisto. Resumidamente, podemos dizer que a "regra dos terços" consiste em imaginar* que existe que a área da fotografia está dividida simultaneamente em três terços verticais e horizontais, como uma grade. Segundo a regra dos terços, os elementos mais importantes na sua cena devem ser posicionados ao longo destas linhas, ou nos pontos onde elas se cruzam.

Para não precisar "imaginar" essas linhas deixe sempre ativada a opção "grade" na câmera.

• Equilíbrio  Uma foto bem equilibrada é aquela que consegue harmonizar as formas, as sombras e luzes, os reflexos, as cores de modo que formem uma aparência de alinhamento, de regularidade. Pode-se começar a buscar esse equilíbrio, explorando a simetria dos padrões, as linhas e curvas que as cenas têm, as sombras que as luzes dos ambientes projetam sobre as formas das coisas.

Evidente que essas orientações não são regras incontestáveis, contudo, elas podem ajudar muito tanto na hora de criar nas nossas fotografias quanto na hora de analisar as de outros fotógrafos.