sexta-feira, 26 de julho de 2013

Dicas de Composição Fotográfica

Depois que se aprende o básico de fotografia (que é controlar a exposição e a luz), começa-se a apurar o olhar para os elementos de composição fotográfica, pois de nada adianta fazer uma foto com exposição perfeita e não saber equilibrar sua composição.

Há pouco publiquei um post com algumas dicas para inspirar boas composições. Hoje vamos elencar alguns conceitos que podem transformar as suas composições e produzir resultados fantásticos.

• Repetição  Pode-se conseguir movimento e ritmo ao fotografar séries de repetições de elementos com cor e/ou forma parecidos.
Frozen Colors by Alessandro Sarno.
Crayons abstract underwater by Tanja Riedel.
• Espaço Negativo/Positivo ► Este conceito é usado em arte, design, esculturas, arquitetura há centenas de anos. No entanto, na fotografia, "Espaço Negativo" é a área que circunda o assunto pricipal (que é o "Espaço Positivo", ou seja, o elemento enfatizado na fotografia). Em outras palavras, Espaço Negativo é aquela parte da fotografia que comporta elementos neutros de informação, que pode ser uma textura, uma cor... Controlar o equilíbrio entre espaço negativo (ou "espaço em branco", conforme alguns) e espaço positivo é o que dá impacto visual para a foto.
Foto Bravo Fisher Arquivo.
Beach umbrella by Elle Moss.
• Silhuetas  Fazer silhuetas é simples: é só preencher o fundo de luz e deixar o assunto sem luz. É uma tecnica que revela e valoriza as formas dos objetos fotografados.
Cottonwood Shadows by Stu Willard.
Silent Shadows by James Stamsek.
• Reflexos, Sombras, Linhas   O olhar criativo consegue enxergar maravilhas artisticas. Fique atento aos reflexos, sombras e linhas (sejam simétricas ou não) que as coisas e os ambientes revelam para fotografar!
This is where I want to be... by Kurt Rahn.
Stairway shadows by Wood-n-Images.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...