segunda-feira, 1 de julho de 2013

Fotografia: Claro que pode editar, mas calma!

Há pouco tempo eu publiquei um post sobre se é ou não é antiético editar fotografias (este post AQUI). Antiético editar, por si só, não é, mas se exagerar a mão na edição pode ser de muito mau gosto. É fato notório que o exagero na edição de fotografias as deixa, na falta de outra palavra, feias. Muito feias mesmo! Há exageros gravíssimos que estragam qualquer fotografia, cafonizam totalmente! Hoje vou elencar 5 dos que me parecem mais gritantes.

A partir desta foto original, vamos comparar o Top Five da cafonice na edição de fotografia:


1. Saturação ► Esse é o mais comum, porém exagerar na saturação da foto a deixa com aspecto brega e artificial. Então, se precisar corrigir o contraste na pós-produção de imagem, procure não saturar demais.


2. Efeitos e filtros ► Às vezes os efeitos e filtros podem deixar a foto interessante quando aplicados, mas é preferível que, se for usar, use suavemente. O segredo para não cair na cafonice está na moderação.


3. Texturas ► O fato é que raramente uma textura deixa uma foto bonita. Evite ao máximo!


4. Falso Flare ► É verdade que em algumas fotografias o flare fica estiloso, mas adicionar um falso com o programa de edição (Photoshop, Gimp...) está entre o top da breguice cafona em fotografia. Destacar com esses programas um flare que já existe na imagem, um real, é até válido, mas forjar um que não existe, é terrível. Jamais faça! 


5. Vinheta  ► Acho que foi "modinha" instaurada pela Instagram esse lance de falsa vinheta nas fotos, para dar uma ar retrô, vai saber... Mas acontece que a foto não vai ficar boa só porque se colocou uma vinheta forte ali, então se for colocar um efeitozinho de vinheta na foto cuidado para não ficar gritante e artificial. 


Claro que não se está ditando regras incontestáveis aqui, mas simplesmente chamando atenção para o exagero ao usar certos efeitos e recursos dos programas de edição de imagem, pois tudo com moderação e bom senso é válido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...