domingo, 25 de agosto de 2013

Fotografia: [Des]Equilíbrio de Branco (Fotografia com Lavagem Colorida)

Ouve um tempo que se usava (embora ainda haja quem goste de usar) filtros coloridos acoplados à parte frontal da lente da câmera fotográfica para fazer fotos "lavadas" de tons em cores (como avermelhado, amarelado, azulado etc.). Hoje em dia, quando se quer uma foto com esse tipo de efeito, a maioria das pessoas aplicam-nos em suas fotos no momento da pós- produção (com programas de edição de imagem). 

Hoje, porém, eu vou sugerir um modo de fazer imagens com essas "lavagens" de tons a partir do controle do "Equilíbrio de Branco Personalizado" da câmera. Para quem não sabe, o balanço de branco ou equilíbrio de branco (em inglês 'White Balance' ou WB) é a função que corrige a coloração das fotos. Essa função corrige a cor das imagens a partir do branco, tornando branco tudo aquilo que deve parecer branco aos nosso olhos e, por conseguinte, corretas as demais cores das cenas fotografadas.

A maioria das câmeras digitais de hoje em dia contam com uma variedade de valores pré-definidos para o ajuste de branco. Quando os valores pré-definidos não são suficientes, ainda existe a opção de "Equilíbrio de Branco Personalizado" (Custom), para esse ajuste, a pessoa faz uma foto de uma superfície branca e o sensor da câmera vai ter aquela foto como "referência de branco" para ajustar as demais fotos feitas. O Equilíbrio de Branco Personalizado é geralmente ilustrado por esse símbolo:
Pois bem, a minha dica é utilizar o Equilíbrio de Branco Personalizado e "bater o branco errado", para alterar a coloração da imagem e conseguir novos efeitos. Como?!

Assim, essa é a foto com o WB correto:
As fotos a seguir foram feitas direto da câmera, sem filtro em frente à lente, nem foram manipuladas com programas de edição de imagem para ficarem com essa lavagem colorida:
Para conseguir esse efeito você precisa acionar o "Equilíbrio de Branco Personalizado" da sua câmera, e bater o branco na "cor oposta" à cor que você quer que predomine na "lavagem" da sua fotografia. Para ilustrar, eu fiz um círculo cromático simplificado:
Observe que, se você quer um efeito roxo na sua foto, terá que "bater o branco" numa superfície amarela (pode ser qualquer coisa amarela, a capa de um livro, uma camisa, uma parede pintada...), porque a "cor contrária" do roxo é o amarelo. Já se você quiser um efeito amarelo, terá que "bater o branco" numa superfície roxa. Caso você queira um efeito vermelho, terá que bater o branco numa superfície azul, e assim segue...

Agora que você sabe "Desequilibrar o Branco", já pode fazer fotos fantásticas com mais uma pitada de criatividade. Explore!

Nenhum comentário:

Postar um comentário