segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Faça você mesmo: Tarot Wicca

Olá gente!

Quem nunca consultou um oráculo nem que seja só pela internet para pensar sobre alguma questão problemática que atire a primeira pedra... E é pensando nisso que hoje eu quero compartilhar com vocês um Tarot lindo que a artista Astásia desenhou e pintou, um baralho de 22 cartas voltado para a Wicca. Para quem não sabe o que é Wicca, é, resumidamente, uma cultura neopagã influenciada por crenças pré-cristãs, práticas da Europa ocidental e da antiga civilização Celta. É uma espécie de panteísmo matriarcal, de adoração à deusa mãe (a natureza, digamos). Wiccans não acreditam em Lúcifer, Satã, ou qualquer outro apelido que se dê ao Diabo, essa associação pejorativa está relacionada com a perseguição às "bruxas", desde a Inquisição Cristã (onde tudo que fosse diferente da cultura cristã era chamado de "bruxaria" e condenado a queimar na fogueira).

Esse trabalho foi divulgado em 2001 por Eddie Van Feu em um de seus livros. As numerações das cartas são as mesmas do tarot tradicional e os significados também, o que muda são algumas figuras que no Tarot Wicca são figuras mais voltadas para a Wicca, trazendo nas cartas ilustrações dos seres e personagens dessa cultura específica. Abaixo estão disponíveis para download as cartas desse tarot todo especial. Você pode imprimir e montar o seu com papel cartão. Uma boa dica é impermeabilizar as cartas com papel contato (plástico adesivo) transparente.


Baixe aqui: DOWNLOAD

Para saber mais sobre como jogar e interpretar os arcanos maiores algumas boas páginas em sites são:
• Web Tarot
• Clube do Tarot

TABELA COMPARATIVA

Referência Bibliográfica:
FEU, Eddie Van. Wicca: nº 08 - Poções e Pantáculos. São Paulo: Escala, 2001.
NAIFF, Nei. Curso Completo de Tarot. Rio de Janeiro: Best Bolso, 2009.

6 comentários:

  1. Eu sempre vi e até joguei tarot uma vez, só que como eu não sabia o significado de cada carta não adiantou muita coisa kkkkkk.
    Agora que eu me situei acho que vou me arriscar no tarot, ou não, mas eu gosto de estudar um pouco de outras "crenças".
    Bj
    planoaouplanob.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, essa tabelinha ajuda muito a começar algum tipo de interpretação ^^
      Obrigada pela visita.
      Beijos!

      Excluir
  2. Moça não to conseguindo baixar. Manda no meu email por favor .
    Lucianaap.schlei@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O link está funcionando normalmente, mas mesmo assim te mandei. Beijo!

      Excluir
  3. Jacilene vc tem a parte de tras das cartas? Se tiver escaniado me manda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não tenho, mas fica legal se usar um papel estampado, desses de embrulhar presente ;)

      Excluir