segunda-feira, 31 de março de 2014

Faça você mesmo: Cortina em Voil para quarto

Olá gente!
Outro dia fui comprar uma cortina para meu quarto. Queria algo meio transparente e clara, super simples. Mas me chateei com os preços das lojas. Eu só queria uma cortina simples e pequena, para uma janela pequena, mas essas cortinas não custavam menos que R$70,00. Achei absurdo. Com R$ 9,00 eu compro tecido suficiente para fazer duas cortinas do tamanho que eu quero. E foi o que eu fiz.

Por isso, hoje vou mostrar um passo-a-passo de como fazer uma Cortina em Voil para quarto com medidas de 1m X 1,30m — claro que você pode aumentar as medidas e fazer do tamanho que você quiser. O plano aqui é passar a ideia básica de como confeccionar uma cortina você mesmo. O tecido que eu usei foi Voil (na cor branca) porque é meio transparente e eu quero que passe um pouco de luz pela minha janela, mas você pode usar um tecido mais grosso ou outro de sua preferência. Paguei numa loja de tecido R$ 9,00 em 1m X 3m do tecido que eu usei, eu o dividi em 2 partes de 1m X 1,50m, o que dá para fazer 2 cortinas iguais.

Passo-a-passo:

► Material: 1m X 1,50m de tecido (usei voil trabalhado); linha; máquina de costura (mas se você tiver um pouco mais de paciência pode perfeitamente costurar à mão); tesoura de costura.

► 1º passo: Cortar todas as áreas do tecido conforme a figura:
► 2º passo: A parte nº 02 (de 1m X 1,30m) você vai abanhar as bordas (à mão ou na máquina de costura) e separar enquanto faz as alças com a parte nº 01. A parte nº 01 vai resultar em 8 pedacinhos iguais que devem ser costurados e dobrados assim:
► 3º passo: O resultado vai ser 1 peça de 1m X 1,30m e oito alcinhas de 10cm cada que devem ser costuradas (aconselha-se usar alfinetes para ajudar na costura bem como passar a ferro as alcinhas para dar-lhes o formato dobrado) na parte superior dessa peça, assim:
A cortina ficou pronta! O varão passará por dentro das alcinhas. Por menos de R$ 10,00 eu tive duas cortinas ao invés de pagar R$ 70,00 em uma.


Então é isso pessoal.
Espero que vocês tenham gostado da dica.
Até mais. Beijão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário