quarta-feira, 4 de junho de 2014

Autoconfiança

Foi no ano de 1995, eu tinha 8 anos e estava na segunda série do ensino fundamental (hoje em dia chamado de 3º ano). O Governo do Estado de Pernambuco lançou, entre as escolas públicas estaduais, o Concurso "Criança Também tem Direito" em comemoração aos 5 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente — ECA — Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Cada série deveria desenhar "um direito", um desenho de cada série seria escolhido para ilustrar um livro com textos de Maria Clara Machado sobre o "respectivo direito" desenhado. Como eu era 2ª série desenhei o que eu entendia por Direito à Convivência Familiar e Comunitária. Cada vencedor ganharia de presente uma bicicleta da Marca Golden Lion (Acho que era chinesa).

Eu me lembro bem, a professora entrou às pressas na sala de aula e disse que teríamos que desenhar rápido porque já estava no último dia do prazo para enviar os desenhos. Eu queria muitooo ganhar a bicicleta. Lembro que quando saí da sala de aula estava conversando com as outras meninas e disse alguma coisa sobre como vai ser "quando eu ganhar minha bicicleta", de imediato fui rebatida com um "se você ganhar a bicicleta". Mas isso não foi o suficiente para abalar minha confiança. Confiança em quê? Em nada, no tudo, em mim, acho que era intuição, sei lá...

Tempos depois: era horário da tarde e a inspetora da escola foi na minha casa à procura da minha mãe (eu ainda moro à duas quadras daquela escola), eu atendi morrendo de medo, "o que é que eu fiz?!", pensava. Não que eu tivesse feito alguma coisa suspeita, mas vai saber... Minha mãe não estava naquele momento, mas eu daria o recado. Quando ela chegou eu dei o recado e na hora fomos à diretoria da escola. Chegando ganhei um abraço e parabéns dos professores que sorriam orgulhosos, só depois eu percebi que eu tinha ganhado o concurso. Eu só pensava "eu ganhei a bicicleta!!!". Eu era só felicidade.

A cerimônia de entrega dos prêmios aconteceu na Biblioteca Pública do Estado, eu não lembro quem era prefeito, governador, secretário da educação, eu só lembro de ter ficado tomando suco de manga e refrigerante com olhos compridos para o espumante que eu sabia que eu não podia tomar, e com os mesmo olhos brilhantes para aquela caixa enorme onde estava desmontada minha bicicleta nova.

Eu lembro da convicção de que eu ganharia, não importava que estaria concorrendo com o estado todo, que eu só era mais uma na multidão, eu não sabia de nada disso, eu só sabia que eu estava no páreo e que queria muito aquela bicicleta. 

Meu desenho.
Meu nome escrito errado, não tem "da" antes do meu Silva.
A Capa do Livro.

2 comentários:

  1. Boa noite
    Vc tem o livro ? Eu desenhei a capa do livro Vivian Barbosa de Souza. Escola Estadual Débora Feijó.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida :)) Que mundo pequeno rsrs
      Tenho um exemplar, o que ganhei no dia da premiação.

      Excluir