domingo, 8 de março de 2015

Parabéns pelo quê?

Cada vez que alguém vem me dar parabéns hoje eu sorrio confusa e penso com meus botões: "Parabéns pelo quê? Hoje não é meu aniversário."

Ahh é que hoje é "dia internacional da mulher". Pois é, se for "parabéns" por suportar que seja fato que eu (e tantas outras mulheres) estudamos e trabalhamos tanto e, mesmo assim, recebemos salários menores do que os homens, que temos que conviver diariamente driblando toda a tutela social que há envolta dos nossos corpos, de nossas maneiras de se portar, até de nossos planos de vida, controlando e julgando as roupas que vestimos, o jeito que falamos, por não me desesperar com os altos indicies de violência física e psicológica contra a mulher, se for por suportar todos os dias a tudo isso e muito mais, então talvez eu aceite que é verdade que cada uma de nós merece os parabéns. Mas eu trocaria de bom grado cada "parabéns", cada cartazinho de homenagem, cada chocolate, cada rosa, cada presentinho por justiça, igualdade de gênero, por reconhecimento, por mais protagonismo e luta, eu trocaria toda a "doçura" de um só dia no ano por atitudes de respeito amanhã e daqui há um mês, e durante o resto do ano.

Imagem: March by Owen Swerts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...