sábado, 6 de junho de 2015

Novo protocolo social vazio: "Parabéns" no Facebook

É fácil observar que já existe um novo protocolo social que consiste em postar nem que seja um "parabéns" na linha do tempo da pessoa, só porque o Facebook alertou que é aniversário dela. Quando a pessoa tem um pouco mais de intimidade, escreve um texto imenso cheio de pieguices melosas, mas quando nunca fala com você tem que deixar lá, ao menos, um falso "parabéns". Agora eu me pergunto: pra quê isso?

Vejo até pessoas que moram na mesma casa e se vêem dentro de casa todo dia, deixando um recado de "feliz aniversário" na linha do tempo do Facebook do outro. Certamente para os outros verem e não para a pessoa ver, afinal você pode muito bem dizer tudo aquilo pessoalmente, dado o fato de que a pessoa está cara-a-cara com você. Eu até já desejei feliz aniversário pelo Facebook, quando não me resta outra opção de comunicação, mas in box, de modo particular. Pois, mesmo que a pessoa realmente queira desejar "feliz aniversário" ao outro, usando o Facebook como ferramenta de comunicação, por que, então, escrever um recadinho na linha do tempo do Facebook do outro e não in boxPara quê escrever isso na linha do tempo de modo que todo mundo veja? Por isso eu nunca escrevo "feliz aniversário", "parabéns", ou coisas do gênero na linha do tempo de ninguém.

Desde os remotos tempos de Orkut eu me irritei com isso e tirei a opção de mostrar minha data de aniversário, assim só lembrava do meu aniversário meus amigos de verdade, que vinham pessoalmente me felicitar de coração. E continuei com isso depois que migrei para o Facebook. Me enchia o saco um monte de gente que nunca falava comigo deixando lá nos meus recados um "parabéns", só para cumprir esse novo protocolo social vazio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...