sábado, 8 de abril de 2017

"Outros Jeitos de Usar a Boca", de Rupi Kaur

Sinopse: Outros jeitos de usar a boca é um livro de poemas sobre a sobrevivência. Sobre a experiência de violência, o abuso, o amor, a perda e a feminilidade. O volume é dividido em quatro partes, e cada uma delas serve a um propósito diferente. Lida com um tipo diferente de dor. Cura uma mágoa diferente. Outros jeitos de usar a boca transporta o leitor por uma jornada pelos momentos mais amargos da vida e encontra uma maneira de tirar delicadeza deles. Publicado inicialmente de forma independente por Rupi Kaur, poeta, artista plástica e performer canadense nascida na Índia - e que também assina as ilustrações presentes neste volume.

Não sei como classificar a leitura desse livro de maneira que o mesmo seja plenamente contemplado. Não encontro adjetivação satisfatória nem para ele nem para como ele me fez me sentir. Já ouvi ou li por aí sobre como uma obra de arte lê seu observador, ao invés de o inverso, pois eu sentia, a cada página, que os poemas desse livro liam a mim, e não eu a eles. E nossa como tocou fundo, como doeu. Chorei de soluçar. Chorei rios. Assim, só digo que é um livro fuderoso!


O título original é Milk and Honey, em referência a um dos poemas do livro, e no Brasil foi publicado como Outros Jeitos de Usar a Boca em referência também a um dos poemas do livro, pela editora Planeta. Eu gostei mais do título da versão brasileira.


R$29,90, achei o preço bom e recomendo demais a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...