sábado, 19 de agosto de 2017

Crie suas próprias cartas objetivos no War

Quando eu era criança eu amava (e ainda amo) jogos de tabuleiro, jogava Ludo, Clue, Monopoly, além dos que eu mesma inventada. Eu criava meus próprios jogos de tabuleiro quando era criança, usando papel, lápis de cor, as peças eram botões coloridos ou "geloucos", quando eu queria criar um dado especial para o jogo até mesmo os dados eu fazia de papel e tudo isso sem ter impressora ou computador, na mão mesmo anos 90 .

Há algum tempo eu tenho o clássico War, da Grow, quem conhece esse jogo sabe que ele é muito legal só que tem um probleminha: se você seguir todas as regras, à risca, as partidas vão ser muito longas. É muito comum apenas uma partida durar 4, 6, até 8 horas. Por isso eu percebi que estava deixando de jogar por conta da duração extensa e comecei a flexibilizar algumas regras do jogo para troná-lo mais célere. Entre as minhas "estratégias de flexibilização" pensei em eu mesma criar meus objetivos, objetivos mais fáceis para ser sorteados entre os jogadores e que tornassem as partidas mais rápidas. No jogo há alguns que são muito difíceis de se alcançar. Criando eu mesma objetivos novos e mais fáceis, as partidas ficaram mais rápidas sem deixar de ser divertidas, o segredo é criar objetivos inspirados nos originais só que mais fáceis.

Claro que eu poderia simplesmente escrever objetivos em papéis, recortar e sortear num saquinho, mas para ficar mais bonito o resultado, eu escaneei as cartas em branco que vêm no jogo para usar em caso de perda e fiz um arquivo para imprimir e escrever neles os próprios objetivos do War (que podem ser mais fáceis e até mais difíceis se você quiser) que devem ser sorteados entre os jogadores. Interessante não é? Deixei disponível o arquivo em pdf para qualquer pessoa interessada baixar, imprimir e também criar objetivos novos para jogar War. É só escrever dentro da carta em branco o objetivo que você quer criar.


Você pode criar novos objetivos também para inovar o jogo, caso você já tenha jogado bastante e queira novidade. Recomendo usar um papel de gramatura mais alta (mais grosso e mais durinho) para imprimir os cartões. Eu usei papel vergê 180g.

Atualização 22/08/2017: Os objetivos que eu desenvolvi foram os seguintes:
- Conquistar a América do Sul e a Oceania + 2 territórios em 3 continentes diferentes;
- Conquistar a África + 5 territórios da Ásia e ocupá-los com pelo menos 2 exércitos;
- Conquistar a Europa + 5 territórios da Ásia e ocupá-los com pelo menos 2 exércitos;
- Conquistar a América do Norte + 2 territórios à sua escolha e ocupá-los com com no mínimo 3 exércitos;
- Conquistar 8 territórios na Ásia + 2 territórios em cada continente restante;
- Conquistar 12 territórios e ocupar cada um deles com pelo menos 2 exércitos;
- Conquistar ao menos 2 territórios em cada continente e ocupar cada um deles com pelo menos 2 exércitos;
- Conquistar a Europa + 1 território em 3 continentes diferentes e ocupá-los com pelo menos 2 exércitos;
- Conquistar a Oceania + 3 territórios na América do Norte e ocupá-los com pelo menos 2 exércitos;
- Conquistar a África + 5 territórios à sua escolha e ocupá-los com pelo menos 2 exércitos;
- Conquistar 1 continente à sua escolha + 4 territórios e ocupá-los com pelo menos 2 exércitos;
- Conquistar 9 territórios e ocupar cada um deles com pelo menos 3 exércitos.

Download das cartas com estes objetivos AQUI.


Aproveite!

6 comentários:

  1. Boa noite
    Você tem as cartas território e bônus para download?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho as cartas que vieram com meu jogo. Lembrando que estes objetivos que postei aqui não são os objetivos originais do jogo, ok? Estes aqui são os que eu mesma desenvolvi para diferenciar a experiência com o jogo.
      Pretendo fazer mais posts relacionados a jogos de tabuleiro, em breve.
      Obrigada pela visita ;)

      Excluir
    2. Teria como disponibilizar para download as cartas originais escaneadas ou algo do tipo, emprestei meu jogo e só voltou as cartas de objetivos. =\ Gostaria de imprimir novamente.

      Obrigado pelo retorno.

      Excluir
    3. Passa teu e-mail que eu escaneio e te envio o pdf.

      Excluir